terça-feira, 13 de dezembro de 2011

"NOITE CULTURAL" EMEB TABAJARA

Na noite de 08 de dezembro de 2011, realizou-se a Noite Cultural da escola Tabajara nas dependências da mesma. Foram  apresentados números relativos as datas comemorativas do final de ano. Houve teatros, músicas, poesias, dramatizações além de uma música de encerramento em que todos os alunos da escola participaram. Neste dia foi sorteado a rifa de Natal.








ENTARDECER NA ESCOLA

Como encerramento para as turmas do 1º ano, foi organizada pela escola uma festa que aconteceu no entardecer do dia 07 de dezembro de 2011. As crianças ficaram na escola das 17h15 até as 21 horas. Durante este período tiveram brincadeiras como a cama elástica. Fizeram um lanche especial, comeram guloseimas e receberam presentes de acordo com o que pediram em suas cartas enviadas ao Papai Noel. Esta festa só foi possível com o empenho dos professores, corpo administrativo e grupo de apoio, além da colaboração de pessoas da sociedade.



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PROJETO ALUNO RESPONSÁVEL

Neste dia 07 de dezembro de 2012, foi entregue as medalhas de "Honra ao mérito", para os alunos que se destacaram pela responsabilidade em suas respectivas turmas durante o IVº bimestre.







ENCERRAMENTO DO PROJETO JORNAL

Nos dias 06 e 07 de dezembro de 2011, foi realizado o encerramento do "Projeto Jornal". Foi feito uma confraternização entre alunos e professora, entrega de certificados e um lanche coletivo.



terça-feira, 15 de novembro de 2011

INTERNET SEGURA

As novas tecnologias ampliam perspectivas nas nossas vidas pessoais e profissionais, oferecem oportunidades até então inéditas de nos comunicarmos com outras pessoas, fazer novos amigos, aprender, divulgar nossos trabalhos e tantas outras coisas.
    Com as novas tecnologias, no entanto, crimes tradicionais passaram a ser cometidos na internet e surgiram novos delitos. Muitas vezes, a pessoa pode cometer ou ser alvo de infração na rede sem ter consciência disso. O preocupante é que cresce cada vez mais o número de crianças e adolescentes envolvidos. Por isso, é muito importante conhecer as práticas mais comuns de crimes virtuais e discutir esse tema em sala de aula. Muitas vezes, é na escola que surgem indicações de que a criança ou o adolescente está sendo vítima ou está cometendo algum crime virtual.
Algumas Dicas para crianças no uso da INTERNET
1 - Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.
2 - Nunca divulgue informações sobre sua vida, como por exemplo seu último nome, seu número de telefone, onde você vive, ou onde é sua escola - sem perguntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem descobrir onde você mora.

3 - Tenha em mente as regras de segurança quando estiver on-line: seu comportamento e os sites da Web que você visita determinarão em grande parte sua segurança on-line. Sempre siga as regras de uso da Internet, esteja você em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura na internet.
4 - Sempre mostre respeito aos outros: trate as pessoas que estão on-line como você gostaria de ser tratado. Nunca envie mensagens de e-mail ofensivas ou desagradáveis. Lembre-se de que qualquer coisa que você escrever ou enviar on-line pode ser reenviado a outras pessoas - até mesmo seus pais ou sua escola! Portanto, não diga nada que você não queira que os outros o ouçam dizer.
5 - Fazer planos para encontrar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma ideia muito ruim - não concorde com isso - porque as pessoas na vida real podem ser muito diferentes do que elas dizem que são pelo computador. Se você decidir encontrá-los, leve seus pais com você e encoraje seu amigo virtual a fazer o mesmo. Esta é uma ideia inteligente. No mínimo, faça com que seus amigos reais estejam sabendo o que você vai fazer.
6 - Desligue o computador se não se sentir confortável. Se alguém com quem você conversar ou alguma coisa que você vir quando estiver on-line o fizer se sentir desconfortável ou com medo, simplesmente feche o navegador e desligue o computador. Se você não fornecer informações suas a ninguém, ele ou ela não poderá ameaçá-lo, e você poderá simplesmente ignorar a pessoa (ou bloqueá-la) no futuro. Sempre avise aos seus pais ou professores se você se sentir com medo ou for ameaçado quando estiver on-line - eles sabem o que fazer.

7 - Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lata de lixo. Você poderia ter muito que perder confiando em alguém você não conhece. Do mesmo modo, evite clicar nas URLs que lhe parecem suspeitas.
8 - Nunca distribua suas senhas para outros colegas.

9 - Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto.
10 - Antes de você conversar com um desconhecido na Internet sobre algum problema que você está tendo, ou algo que você está sentindo, tente antes falar com um parente compreensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que você está sentindo. Eles são um recurso melhor, mais confiável que um estranho em uma de bate papo.
11 - Evite entrar em salas de bate papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente. E também não deixe as pessoas o envolverem em brigas online. Se você for procurar problemas na Internet, você achará isto, e coisas podem sair do controle rapidamente.
 FONTES:  

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Atividades diversificadas foram realizadas com os alunos do 2º ano 03, turma da professora Adriana Marlisa Campos de Almeida da Escola Tabajara, onde foi explorado os meios de comunicação e os avanços atuais. A facilidade em se comunicar com pessoas distantes em questão de segundos, tanto na comunicação escrita quanto na comunicação falada.
  • Foi feita uma caixa de correio para haver comunicação com colegas de outras escolas, trocando bilhetes , recadinhos.
  • Confeccionou-se com sucata e materiais recicláveis meios de comunicação utilizados atualmente.
  • Foram escritas cartas para o Papai Noel que foram levadas ao correio;
  • Conheceu-se também a rádio Caçanjurê e  o trabalho realizado, os alunos e a professora deram entrevistas e falaram ao vivo na rádio.
  • Visitou-se ainda os jornais impressos da cidade, onde observou-se o processo de desenvolvimento do jornal: reportagem, entrevistas, redação, impressão gráfica, rádio web (Informe)
Com este trabalho observou-se que todos os meios  de comunicação estão acompanhando os avanços tecnológicos, onde tudo é informatizado facilitando a chegada  das informações até nossas casas e escolas em tempo recorde.







segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Histórias em sequência

Estou disponibilizando histórias em sequência para serem impressas e aplicadas em sala de aula. As Histórias são do software "Iniciando"

HS1

HS2

HS3

HS4

HS5

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia das Crianças

Em comemoração ao dia das crianças a Escola Tabajara está realizando atividades diferenciadas durante a semana de 10 a 14 de outubro.
PASSEIO AO PARQUE CENTRAL





TORNEIO INTERNO DE FUTSAL E MATA-MATA



ANIVERSÁRIO DO ALFABETO




 CIRCUITO DE ATIVIDADES

 INFORMÁTICA



PINGUE-PONGUE

 CAMA ELÁSTICA
ATIVIDADES NA QUADRA
 
 SALA DE JOGOS
SALA DE ARTES
 KARAOKÊ

FESTA À FANTASIA


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Projeto Dia das Crianças

Está chegando o dia das crianças, desta forma a professora Luciane do 2º ano 04, realizará com seus alunos um projeto sobre a data,  proporcionando atividades que permitam interação,pesquisa e diversão.
Dia das crianças é uma data comemorada em diferentes países,cada país escolhe uma determinada data  e certos tipos de celebração para lembrar  dos seus menores . No Brasil o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou no ano de 1923 projeto de lei que  institui 12 de outubro como data oficial para a comemoração do dia das crianças.
Visualize o projeto clicando no link abaixo.

JORNAL NA ESCOLA

O Projeto jornal foi organizado para que os alunos tivessem a oportunidade de aprender  conteúdos específicos da área de informática e também para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura de diferentes textos.
O projeto inicialmente tem como objetivo a elaboração de um jornal da escola, para se atingir este objetivo os alunos treinam a digitação, fazem pesquisas na Internet. Discutem sobre assuntos propostos pela professora, e desenvolvem trabalhos com outras ferramentas, tais como: Impress e KolourPaint.
A pauta do jornal é construída com os alunos, bem como, assuntos são propostos pelos professores de sala.
Quando o jornal está pronto e editado é distribuído para cada aluno participante do projeto, professores da escola e alguns exemplares são emprestados para os demais alunos.
Neste projeto são atendidos 45 alunos em 3 turmas diferentes. Uma no turno matutino que atende alunos dos 3ºs anos do turno vespertino e duas no turno vespertino que atende alunos dos 4ºs e 5ºs anos do matutino.

Professora Hilda Ap. Preveda


LEIA OS JORNAIS, CLICANDO NOS LINKS ABAIXO:


Projeto Sacolinha da Leitura

O objetivo desse projeto é desenvolver a leitura dos alunos com a colaboração dos pais ou responsáveis, estimulando o gosto e o prazer de ser leitor.


   A cada semana um aluno levará a sacolinha para casa com um livro de história, poesia: incluindo a variedades de gêneros textuais, conforme a proposta pedagógica que está sendo trabalhada em sala. Acompanhará a sacolinha um caderno para Registros onde deverão ser feito relatos, escritas, frases, desenhos, sobre o livro e a experiência.
   O aluno terá o compromisso de trazê-la na segunda-feira. Para o registro no caderno peço colaboração dos pais ou responsáveis, pois desta forma estaremos estimulando ainda mais as crianças a gostarem de ler. 

Professora Salomé

Projeto Teatro na Escola

   A professora do quinto ano Alaide fez o projeto teatro na escola para incentivar as crianças a cultura dando-lhes a oportunidade de desenvolver vários talentos como a oratória, a criatividade, a arte em si e todas as oportunidades de aprendizado que o teatro oferece. Começou seu projeto com uma peça de teatro usando fantoches. O nome da peça era “O Burrinho Insatisfeito”.  A turma também encenou a peça “Chapeuzinho Vermelho”